Previsão orçamentária do condomínio: entenda sua importância 

05/05/2023min de leitura

Você já ouviu falar de previsão orçamentária em condomínios? Essa é uma medida estratégica que faz toda a diferença na hora de se programar com as despesas. É um tipo de planejamento que precisa incluir, principalmente, o histórico de gastos para que as despesas possam ser programadas mês a mês, sem deixar de considerar os imprevistos e a inadimplência. Exigida pela Lei do Condomínio, esta previsão deve ser apresentada pelo síndico à assembleia-geral obrigatoriamente ao menos uma vez pro ano. 


Por fazer parte das obrigações do síndico, é importante pensar de forma bastante organizada na hora de fazer essa previsão. O objetivo aqui deve ser sempre atender às necessidades do condomínio de maneira geral, cumprir com as obrigações de pagamentos e reduzir custos sem alterar a qualidade dos serviços. Essa previsão pode ser realizada tanto no final do ano quanto no início do ano vigente, nos três primeiros meses. 


Sabendo da importância do assunto, a Nova Época Imóveis preparou esse post para mostrar a importância da previsão orçamentária de condomínio, além de dar dicas de como fazer para ser mais fácil para você. Em caso de dúvidas entre em contato com um dos nossos corretores e para mais dicas ou informações sobre o mercado imobiliário não deixe de acompanhar nosso blog


O que é previsão orçamentária?


Como resumimos mais acima, a previsão orçamentária é um relatório anual que deve apresentar aos condôminos as despesas e receitas esperadas para o próximo ano. Com isso, é possível se organizar e planejar futuras ações que precisam ser feitas no empreendimento, cortando despesas desnecessárias, verificando qual o caixa disponível para obras e pensar em maneiras de aumentar a receita do prédio. 
Qual a importância da previsão orçamentária em condomínios?


Como podemos observar até aqui, a previsão orçamentária é uma forma de organizar os gastos futuros do condomínio e planejar as atitudes financeiras futuras nele. O documento tem potencial de responder perguntas importantes para o planejamento do condomínio, como:

 

  • Se haverá dinheiro para obras futuras;
  • As oportunidades para aumentar a receita;
  • As despesas que podem ser cortadas;
  • A comparação entre a previsão daquele ano e do ano anterior;
  • Se há a necessidade da revisão de contratos estabelecidos com terceiros.


Caso o relatório foi feito cuidadosamente e com detalhes, as indagações podem ser respondidas de maneira satisfatória, criando caminhos e oportunidades para realização de melhorias consideráveis na gestão do condomínio e para o bem-estar dos moradores. Com isso, é possível ter estabilidade de gestão gerada pela organização e transparência dos processos internos do local.


Além disso, a previsão orçamentária ainda é eficiente para montar uma linha do tempo e analisar qual a evolução anual das contas do condomínio. Estes dados ainda podem ser usados como fonte importante de argumentos na hora de reajustar as taxas exercidas, dando uma base mais concreta e credível para os moradores do motivo da necessidade de reajustes, chegando a uma solução razoável para todas as partes envolvidas. 


Como fazer a previsão orçamentária de condomínio?


Faça um levantamento de despesas anteriores


É importante que a administração de um condomínio tenha o mesmo tipo de planejamento estratégico que uma empresa focada em crescer no mercado. Isso porque o grande problema, diante de tantas questões que envolvem um condomínio, é que a maioria das questões financeiras se transforma em uma bola de neve quando não são solucionadas imediatamente. 


Nesse contexto, a previsão orçamentária precisa ter como ponto direcionador um levantamento das despesas anteriores. Na prática, a previsão orçamentária representa muito o histórico de gastos para que os gestores do condomínio enxerguem as melhores saídas em situações de imprevisto. O mais recomendado é um registro dos últimos 24 meses, pois fica mais simples de fazer uma comparação completa baseada em momentos atípicos e aumentos ocasionais.


Identifique gargalos


Mesmo com uma boa organização interna, as atividades administrativas de um condomínio são desafiadoras e os gargalos precisam ser identificados assim que surgirem. Entre os principais exemplos estão as áreas que excedem os gastos com frequência e os serviços que não atendam as expectativas de modo geral. A partir disso, a previsão orçamentária vai permitir pensar em soluções estratégicas para organizar as finanças.


Em um panorama mais amplo, é possível identificar os riscos que podem deixar as contas no vermelho ou até mesmo perder o controle de valores destinados para uma obra maior. Com a criação da previsão orçamentária, o síndico e os administradores responsáveis pela gestão podem ser mais transparentes, se antecipando de muitos problemas de rotina.


Procure dividir as despesas em grupos


Por existir uma grande quantidade de despesas e obrigações na gestão do condomínio, é importante que tudo seja milimetricamente acompanhado. Por conta disso, dividir as despesas em grupos faz com que você consiga enxergar com mais facilidade os pagamentos mais importantes no orçamento. 


Despesas com serviços terceirizados, obras, folhas de pagamentos e imprevistos são algumas das principais categorias que devem entrar nesta divisão. Com essa ampliação de perspectiva, caso necessário, o administrativo do condomínio pode evitar situações que impactam o orçamento dos anos anteriores.


Inclua manutenções


Manutenções também são parte importante do bom funcionamento de um condomínio, afinal, não ter um acompanhamento detalhado em questões estruturais pode acabar causando acidentes e conflitos entre os moradores. Por isso, uma boa dica é colocar na lista da previsão orçamentária do condomínio equipamentos que exigem revisões periódicas. 


Outro detalhe importante envolve estipular valores de consertos. Por isso, procure comparar experiências anteriores nos dados do condomínio e não deixe de pesquisar os números atualizados no mercado para ter uma média aproximada e não levar sustos no futuro.


Considere a inadimplência 


É importante não esquecer de considerar que nem todos os pagamentos esperados chegam na data correta e, algumas vezes, não são pagos por um longo período. Por conta disso, a inadimplência precisa ser considerada na previsão orçamentária para evitar surpresas desagradáveis ao longo dos meses. Como esses valores costumam variar, é indicado considerar os atrasos dos últimos anos para ter uma estimativa de inadimplentes e, caso seja preciso, fazer cortes ou elaborar uma renda extra.


Considere reajustes anuais


É essencial que os administradores do orçamento registrem tudo em um só documento e organizem as finanças do ano para observar em quais pontos o condomínio pode reduzir custos e em quais vai precisar aumentar para não se exceder nos gastos diante dos reajustes anuais. Vale à pena lembrar que a maioria dos serviços terceirizados passa por reajustes anuais e, por isso, é importante checar os contratos com os pagamentos mais significativos para compreender as regras estipuladas.


Invista em previsão mensal


Outra dica importante para que esse planejamento seja eficiente é investir na precisão mensal, onde você faz um gerenciamento financeiro descomplicado que pode render ótimos resultados. Na prática, se trata de um serviço de consultoria automático atualizado todo mês. O diferencial está na possibilidade de acessar tudo online e em tempo real. Isso vai dar uma visão clara do cenário para os responsáveis administrativos, além de dar uma base melhor para estratégias especializadas. 


Gostou do nosso post? Que tal compartilhar nas redes sociais para que mais pessoas entendam do assunto? E lembre-se, a Nova Época Imóveis está aqui sempre para te ajudar com assuntos imobiliários! 

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":